A Filosofia dos Rishis da Índia Antiga

A Filosofia dos Rishis da Índia Antiga

Alberto Brum

Este texto apresenta os ensinamentos e as obras dos “Rishis” – sábios yogues filósofos da Índia Antiga. O período clássico da cultura religiosa e filosófica da Índia ocorreu a partir dos Vedas e Upanishads e vai até o período dos últimos Puranas e da escola Vedanta Advaita. Esse é o principal momento onde temos a atuação dos grandes rishis que transmitiram uma “sabedoria viva”. Os Upanishads dão origem à filosofia da Índia e incluímos aqui a tradução do Maitri Upanishad. Já as seis escolas centrais da filosofia indiana (as darshanas) são apresentadas com base nos seus textos principais e de um modo didático – Vaisheshika, Nyaya, Mimansa, Samkhya, Yoga (Patanjali) e Vedanta Advaita (a filosofia não-dual difundida por Badarayana e Shankara). Também são abordados os inúmeros “Gitas”
(Canções), onde o Bhagavad Gita é o mais conhecido e incluindo os quatro Gitas vedantinos. É feita uma apresentação do Jainismo de Mahavira, do Buddha-Dharma de Sidharta e da escola Yoga-Vasistha, que recebeu influência da tradição da Vedanta. Que o leitor possa ter uma visão geral da tradição da PhiloSophia indiana e bons momentos de reflexão.

17,50 
Vista Rápida
Adicionar

A Jóia Suprema do Discernimento

“A Jóia Suprema do Discernimento”

Editora Pensamento, 121 págs. B.

Este livro é um texto clássico do Vedanta a respeito do caminho para Deus através do conhecimento. Seu ensinamento básico é o de que só Deus é a realidade que a tudo permeia; a alma individual não é outra coisa senão alma universal.

 

15,00 
Vista Rápida
Adicionar

Consciência Quântica

As inquietações da vida moderna e a nossa própria condição humana acabaram por exigir e provocar o surgimento de uma nova visão do mundo, unificadora, que busca a integração de mente e espírito na ciência. Desta forma, edificou-se um novo paradigma científico, focado na ideia de que a consciência (não a matéria) é o substrato de tudo o que existe. Há mais de duas décadas que Amit Goswami, um dos principais líderes espirituais da atualidade, se dedica a difundir uma nova visão do mundo, a consciência quântica.

A Física Quântica é aqui muito mais do que uma disciplina académica. É a chave para a compreensão da nossa existência. Recorrendo a uma visão que integra ciência e espiritualidade, este livro transformador faz uso dos princípios quânticos para explicar pensamentos, sentimentos e intuições; sonhos; carma, morte e reencarnação; evolução e propósito, entre outros temas cruciais, para que entendamos, afinal, quem somos.

A física quântica não é apenas o futuro da ciência, é também a chave para a interpretação e compreensão do universo, de Deus, da consciência, da vida, da morte e do sentido da existência.

17,45 
Vista Rápida
Adicionar

Dimensões Além do Conhecido

“Dimensões Além do Conhecido”

Bhagwan Shree Rajneesh

Editora Cultrix/Pensamento

Exemplar em bom estado.

15,00 
Vista Rápida
Adicionar

Do Sexo à Supraconsciência

“Do Sexo à Supraconsciência”

Bhagwan Shree Rajneesh

Editora Cultrix

Exemplar em bom estado.

15,00 
Vista Rápida
Ler mais

Em Busca do Ser

Em Busca do Ser

O quarto caminho para a consciência

G. I. Gurdjieff

Podemos dizer que o mundo é dirigido por um grupo de pessoas conscientes? Onde estão elas? Quem são elas? Vemos exatamente o oposto: que o mundo é dirigido por aqueles que são menos conscientes, por aqueles que estão mais adormecidos.

Ideias provocadoras, tais como esta, têm atraído gerações de pensadores para os métodos de autoestudo e de trabalho interior concebidos por Gurdjieff, um dos mestres espirituais mais radicais dos tempos modernos.

Segundo Gurdjieff, as guerras que nos assolam neste momento não são mais do que milhões de pessoas adormecidas a tentar aniquilar milhões de outras pessoas adormecidas. Ao invés da crença popular, não existirão progresso e evolução enquanto a humanidade permanecer adormecida.

«Duzentas pessoas conscientes poderiam mudar totalmente a vida na Terra», diz Gurdjieff. Se quisermos tornar-nos nessas pessoas conscientes, devemos aprender como modificar-nos a nós mesmos. E, se desejarmos modificar-nos, com a ajuda do autoconhecimento e da compreensão da nossa relação com o Universo, podemos despertar para um nível superior de ser.

Todos os princípios fundamentais e métodos de transformação do intelecto, das emoções e do corpo, no sistema conhecido como «O Quarto Caminho de Gurdjieff», são apresentados neste livro Em Busca do Ser.

17,90 
Vista Rápida
Adicionar

Glossário Teosófico

Glossário Teosófico

Helena Blavatsky

O “Glossário Teosófico” de Helena Blavatsky, de acordo com a edição original de 1892, pela primeira vez em Língua Portuguesa, portanto sem adições posteriores de verbetes de outros escritores, sem autorização de Blavatsky.

Mesmo sendo uma obra póstuma, que Helena Blavatsky teria em muito aumentado, desenvolvido, corrigido e aperfeiçoado, mesmo que a edição então feita (por isso o nome do editor consta do título que damos a esta publicação) seja questionável e pudesse ter sido mais criteriosa, conforme referimos em Nota Prévia, trata-se de um livro de grande utilidade e importância para os estudantes de Filosofia Esotérica e, em geral, de Espiritualidades.

19,90 
Vista Rápida
Adicionar

HERBOLOGIA MÁGICA – A CURA PELA NATUREZA COM BASE NA FITOTERAPIA & NA BOTÂNICA OCULTA

HERBOLOGIA MÁGICA – A CURA PELA NATUREZA COM BASE NA FITOTERAPIA & NA BOTÂNICA OCULTA

Tânia Gori

Num momento em que a indústria farmacêutica se volta para dedicar-se cada vez mais a produtos químicos sintéticos na produção de remédios, Tânia Gori toma uma via oposta. Sua obra é caleidoscópica. Tem como foco o mundo natural, de onde recolhe ervas e toda a gama de produtos originários da flora.

 

O caleidoscópio está no modo como se organiza o livro: há uma parte introdutória com indicações precisas para a colheita, preparo, conservação de ervas, em conformidade com o fim a que elas se destinam. As plantas, apresentadas em ordem alfabética, prestam-se a muitas finalidades. Os verbetes se iniciam com uma referência à origem do vegetal, seu histórico e um conjunto de informações presente em todos eles: nome popular, científico, e função terapêutica, complementados pelas referências a planeta regente, elemento e deidades.

 

A partir daí, seguem-se diversas aplicações propiciadas pela erva: remédios, banhos, perfumes, sortilégios, talismãs. De muitas delas se destacam as propriedades aromáticas; de outras, as possibilidades gastronômicas, com receitas para produzir os mais diferentes pratos. Os afinados com o esoterismo terão ali muitas informações interessantes e surpreendentes.

 

O estilo leve torna a leitura agradável e atende plenamente o interessa do leitor que procura por informações sobre ervas.

35,20 
Vista Rápida
Adicionar

KUNDALINI – O CAMINHO DA AUTO-ILUMINAÇÃO

Kundalini vem do sânscrito e significa “fogo enroscado”, a energia universal que alimenta a vida. É chamada no Ocidente de energia telúrica ou geoenergia. Entre os praticantes do yoga é denominada shakti e definida como a força divina que jaz aninhada na base da coluna humana. O despertar da energia kundalini tem caráter essencialmente espiritual, influenciando diretamente o equilíbrio do fluxo energético da vida.

35,20 
Vista Rápida
Adicionar

Mulheres Que Correm Com os Lobos

Mulheres Que Correm Com os Lobos

Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem

Clarissa Pinkola Estés

Existe no interior de cada mulher uma força poderosa, feita de bons instintos, de uma criatividade apaixonada e de um conhecimento imemorial. É a Mulher Selvagem, a representação da natureza instintiva da mulher. Ainda assim, uma espécie em extinção. Neste Mulheres Que Correm com os Lobos, a Doutora Estés revela lendas, contos populares e histórias inter-culturais de grande riqueza, a maioria originária na sua própria família, de modo a ajudar as mulheres a restabelecerem os elos com os atributos visionários, saudáveis e selvagens da sua natureza instintiva. Através das histórias e narrativas contidas neste livro notável, recuperamos, apreciamos, amamos e compreendemos a Mulher Selvagem, conservando-a na profundeza das suas psiques enquanto ser mágico e paliativo.

23,90 
Vista Rápida
Adicionar

O Caibalion

O Caibalion

«Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.»

Os preceitos da filosofia hermética permaneceram em segredo por mais de dois mil anos, graças a uma linguagem obscura e a densas alegorias. Este guia conciso oferece uma interpretação moderna da doutrina, destilando os seus ensinamentos com sete princípios que podem ser aplicados ao autodesenvolvimento na vida diária.

Escrita e publicada no início do séc. XX por estudantes anónimos do hermetismo, esta obra introdutória traz preceitos e axiomas do antigo hermetismo, comentados e explicados para uma nova era e um novo público. Publicado originalmente em inglês, nos Estados Unidos, este Caibalion é mesmo um fruto de nosso tempo, porém refere-se a outro Caibalion, bastante mais antigo e oculto, que se perdeu nos anais da história, mas que se encontra preservado nas mentes e nas almas de todos aqueles que não deixaram morrer a chama.

Acaso deseje tornar-se um jogador no tabuleiro do xadrez da vida, e não uma mera peça a ser movida pelas circunstâncias e influências externas, este pequeno livro cheio de luz pode ser o seu guia nas noites mais escuras.

12,90 
Vista Rápida
Adicionar

O Cálice e a Espada

Considerado por Ashley Montagu, antropólogo da Universidade de Princeton, como o livro mais importante desde “A Origem das Espécies” de Darwin, “O Cálice e a Espada” junta descobertas arqueológicas recentes com testemunhos oriundos da arte, da antropologia, da sociologia, da política e da economia para fazer revelações espantosas sobre o passado da humanidade – com implicações que podem revelar-se cruciais para o nosso futuro.

“Alguns livros são como revelações: eles abrem o espírito a possibilidades inimagináveis. O Cálice e a Espada é um desses magníficos livros-chave dotados da capacidade de nos transformar e desencadear mudanças fundamentais no mundo. Com a mais apaixonada eloquência, Riane Eisler prova que o sonho da paz não é uma utopia impossível.”

18,50 
Vista Rápida
Adicionar

O CORPO ASTRAL

O CORPO ASTRAL
Arthur E. Powell

A maioria das pessoas não tem consciência de nosso Corpo Astral: esse veículo formado por um tipo de matéria muito mais sutil do que a física, invisível em nosso estado de consciência usual, que ocupa o mesmo espaço que o corpo físico, interpenetrando-se nele. Sem o Corpo Astral não seríamos mais do que uma massa de matéria inerte, incapaz de perceber nem de sentir. Conhecer o homem é conhecer a Deus. Conhecer a Deus é conhecer o homem. O conhecimento é necessário unicamente para que o ser se liberte e possa conhecer a si mesmo.

19,90 
Vista Rápida
Adicionar

O Despertar da Sensibilidade

“O Despertar da Sensibilidade”

Editorial Estampa, 1992, 266 págs. B.

J. Krishnamurti é considerado por muitos – desde escritores, filósofos e até cientistas – um dos grandes pensadores do século XX. Aos catorze anos, foi reconhecido como o próximo Professor Mundial, mas nunca alegou lealdade a nenhuma casta, nacionalidade.

12,00 
Vista Rápida
Ler mais

O Médico Quântico

SIMENON E MAIGRET, DE PÉ E À MESA
Miguel Martins

«Quem é Maigret? Um comissário da Polícia Judiciária de Paris, sediada no Quai des Orfèvres? A personagem mais popular e complexa criada por Georges Simenon?

Para quem tenha desenvolvido uma relação íntima e continuada com Jules Amedée François Maigret, ambas as respostas, conquanto correctas, não podem deixar de parecer obscenamente simplistas. Não; há que esforçarmo-nos muito mais.

Comecemos pelo nome: em português, Maigret quer dizer «magricelas» ou «magrote» e, contudo, o Comissário era um homem forte, mais largo do que alto, por vezes a cair para o gordo. Porquê, então, a escolha do apelido? Talvez, desde o início, consciente ou inconscientemente, Simenon quisesse chamar-nos a atenção para as muitas contradições que vivem em todos nós, e naquele homem em particular.»

19,45 
Vista Rápida
Adicionar