FIGURAS DO MITO

Figuras do Mito
de Maria Mafalda Viana

Figuras do Mito mostra como a mitologia greco-latina, os seus deuses, heróis e heroínas, se foram transfigurando ao longo dos séculos no Ocidente, mediante a poesia e outras artes, num processo que os mantém vivos, até mesmo no nosso quotidiano e na nossa linguagem, onde ficaram cerzidos. Assim modelam ainda o nosso pensamento, sem que muitas vezes nos demos conta disso. Não se trata de um manual de mitologia. De Ariadne a Ulisses, de Édipo a Prometeu e ao gigante Adamastor, em torno dos quais vão surgindo inevitavelmente outras figuras desta imensa teia mitológica, Mafalda Viana centra-se nas histórias e personagens que mais relação têm connosco, num ritmo que chega a ser o de uma conversa.

17,90 
Vista Rápida
Adicionar

Mitos e Lendas Nórdicas

Uma viagem pelos mitos de Odin, Thor e Loki, Freyr, Freya e Heimdall, pelas lendas de Sigurd, Fáfnir e Brynhild e as sagas de Egill e Eric, o Vermelho, como nunca se tinha feito em Portugal.

Do corpo de Ymir, Odin e os seus irmãos fizeram o mundo e da terra nasceram os anões. Heimdall multiplicou os humanos, os Vanir lutaram até entrar na comunidade divina e os deuses fizeram uma muralha com um acordo arriscado e um toque de trapaceiro. E depois… depois vieram outros episódios de amor e vingança, guerra e paz, de tesouros mágicos e demandas heroicas, de monstros e deuses, maldições e profecias, laços solenes e votos quebrados, vikings e reis, poetas e exploradores – até ao destino final que tudo destrói e renova.

Este livro aborda uma mitologia ao mesmo tempo conhecida e desconhecida entre nós, por um lado popularizada pelos mecanismos da cultura moderna, por outro desconhecida na sua expressão antiga, preservada em textos medievais tantas vezes distantes para o grande público. Distância essa que se pretende colmatar, dando a conhecer episódios, personagens, teorias e questões que marcam os mitos e lendas nórdicas, oferecendo narrativas próximas das originais e uma análise cuidada de cada uma.

Como diria a vidente que abre a Edda Poética: «Conhece a origem dos tesouros divinos? A génese da poesia? A história da entrada de Skadi na comunidade divina? A maldição do anel? A vingança de Gudrún? As aventuras de Egill? As viagens de Leif?» Com este livro, conhecerá!

29,90 
Vista Rápida
Adicionar