Ver conteúdo

AYAHUASCA – DA SERPENTE AO JAGUAR

UMA INICIAÇÃO AOS MISTÉRIOS E À SABEDORIA DA MEDICINA DAS PLANTAS-MESTRAS DA FLORESTA AMAZÓNICA

Jornalista científico suíço, Yves Duc mergulhou no mundo misterioso dos xamãs amazónicos, um universo nos antípodas da ciência racionalista, experimentando por si próprio os ritos iniciáticos infligidos aos aprendizes, indo até ao final do exercício.

No fio da navalha, dá o testemunho dos seus oito anos de aprendizagem na tradição dos Ashaninka da Amazónia peruana e evoca em detalhe o trabalho com as plantas «mestras» que são a ayahuasca e o tabaco. Muito poucos ocidentais seguiram um percurso continuado de aprendizagem xamânica amazónica com esta duração e, actualmente, nenhum deles foi relatado de forma tão completa e detalhada em língua portuguesa.

Este livro evoca com precisão práticas, técnicas e receitas até aqui confidenciais, inclusive secretas. Está construído segundo uma estrutura temática que reproduz a progressão iniciática do aprendiz na via do conhecimento. No final, fornece preciosas indicações sobre as armadilhas a evitar e tece uma leitura crítica dos desvios que surgem com a moda actual da ayahuasca, não só na América Latina, mas também noutras partes do mundo.

«Quanto mais o aprendiz adquire conhecimento por intermédio da ayahuasca/serpente, mais capaz será de o usar por intermediário do tabaco/jaguar. O saber anda a par do poder, e é por esta razão que a serpente forma um par com o jaguar, e a ayahuasca com o tabaco, o pensamento com a acção, numa simetria indissociável e entrelaçada.»

Yves Duc

19,90 

REF: 91 Categorias: ,
ISBN

Edição ou reimpressão

2019

Encadernação

Capa mole

Páginas

200

Autor:

Yves Duc

Editora:

Zéfiro